terça-feira, 18 de outubro de 2011

Pra ser santo, não precisa ser canonizado...


    Para não perder a característica do blog de ser eclético, segue um textinho que escrevi há alguns meses:

   Há muito tempo o significado de santidade, assim como tantos outros valores, perdeu o sentido real. Quando se fala em santo, a maioria das pessoas e até eu há 1 ano e meio atrás, só consegue visualizar a imagem de um dos santos canonizados pela Igreja Católica. Certamente, essas pessoas foram sim santas e serviram à Deus, e provavelmente realizaram milagres, mas não elas propriamente, mas o Espírito Santo que habitava nelas que as capacitavam para serem santas e até realizarem milagres. A diferença é que o milagre só é possível pelo poder de Deus e não pelo poder dessas pessoas consideradas santas. É impressionante perceber que até em coisas que são idealizadas para glorificar e honrar o nome do Pai o Diabo consegue desvirtuar os homens para quem pequem, e sem notar adorem imagens, o que Deus tantas vezes condenou.


      Mas afinal o que é ser santo?! Santo, primeiramente é ser separado. Separado do próprio pecado que nos torna mais semelhante do homem e mais distante de Deus. Em Deus não há nenhum pecado, assim como em Jesus, que é o próprio Deus em forma de homem, não há nenhum pecado ( O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano 1 Pe 2:22).   Tudo começa com o arrependimento de uma vida independente para voltar ao propósito eterno de Deus e a consequente dependência completa do Pai. E através do batismo  de arrependimento que podemos andar em santidade, pois recebemos o Espírito Santo que nos capacita para sermos santos ( Disse-lhes Paulo: João realizou batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que vinha depois dele, a saber, em Jesus. Eles, tendo ouvido isto, foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam. At 19.4-6). A partir do batismo somos colocados em Cristo e podemos seguir os seus mandamentos, conhecendo e obedecendo a sua palavra por intermédio do Espírito Santo.    




    Santificação vem da verdade, conhecimento de Cristo, a ser moldado pelo Espírito Santo ( Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade. Jo 17. 17-19). A santificação é a única forma de nos tornar mais semelhantes à Cristo ( porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo 1 Pe 1.16) Além do que é uma ordem de Jesus, "sede santos como eu sou santo". A santidade é a única forma de nos vermos a Deus. (Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor Hb 12.14)     


  " Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus. 2 Co 1.12"


   " Ora, o nosso mesmo Deus e Pai, e Jesus, nosso Senhor, dirijam-nos o caminho até vós, e o Senhor vos faça crescer e aumentar no amor uns para com os outros e para com todos, como também nós para convosco, a fim de que seja o vosso coração confirmado em santidade, isento de culpa, na presença de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos. 1 Ts 3.11-13 "


  " Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade, para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo. 2 Ts 2:13-14 "


   É isso que Deus quer pra nossa vida: que sejamos santos! E é esse o único caminho pra ver Deus! Que o Senhor nos santifique a cada dia, nos livre das armadilhas do Maligno e principalmente das suas mentiras, que sejamos cada vez mais separados do pecado, e mais semelhantes a Jesus! Que a cada manhã a nossa fé seja renovada. E que sejamos realmente santos! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário