terça-feira, 25 de outubro de 2011

Por que eu acredito na Bíblia?


      Eu acredito na Bíblia. Essa afirmação atualmente causa espanto para algumas pessoas, e a primeira pergunta que fazem é se eu não acho que a Bíblia pode ter sido alterada ao longo dos anos, com tantas traduções e interesses dúbios. Afinal, dizem alguns, muitas atrocidades foram feitas em nome de Deus e usando a própria Bíblia para fundamentar.    De fato, muitas maldades já foram feitas em nome de Deus, e muitas ainda serão feitas, a própria palavra fala em Mateus 7 a partir do versículo 15: "Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores", e completa no versículo 21 : "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus." . Jesus diz no versículo seguinte que não conhecerá estes. Não é porque alguns desvistuam a palavra de Deus que ela deixará de ter credibilidade, estas pessoas sim que não serão reconhecidas pelo Senhor!
 

      Em um vídeo, o pastor americano Voddie Baucham, diz que a Bíblia é " um acervo confiável de documentos históricos escritos por testemunhas oculares durante a vida de outras testemunhas oculares. Eles nos relataram experiências sobrenaturais que aconteceram em cumprimento a profecias específicas e alegam que seus escritos são de origem divina e não humana". Essa afirmação do pastor Voddie Baucham pode ser confirmada em várias passagens da própria Bíblia: 


2 Pe 1: 16- 21 "Porque não vos demos a conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo seguindo fábulas engenhosamente inventadas, mas nós mesmos fomos testemunhas oculares da sua majestade, pois ele recebeu, da parte de Deus Pai, honra e glória, quando pela Glória Excelsa lhe foi enviada a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Ora, esta voz, vinda do céu, nós a ouvimos quando estávamos com Ele no monte santo. Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha e lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração, sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo." 

Lc 1:1-4 " Visto que muitos houve que empreenderam uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra, igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigação de tudo desde sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem, para que tenhas plena certeza as verdades que foste instruído"
 
1 Jo 1:1-4 "O que era desde o princípio, que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida (e a vida se manifestou, e nós temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada), o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com o seu Filho, Jesus Cristo. Estas coisas, pois, escrevemos para que a nossa alegria seja completa"
 
   Diante desses textos, alguém pode perguntar: como afirmar a autenticidade da Bíblia, usando o próprio texto da Bíblia?! Em respeito àqueles que precisam de respostas mais concretas, vamos a diante!
 
    Conforme Voddie Baucham existem mais de 6 mil manuscritos e porções de manuscritos para o Novo Testamento, desses quais temos manuscritos que foram escritos décadas seguintes do original, sem se contar os do Velho Testamento. Para se ter um ideia, da poética de Aristóteles só existem 5 manuscritos e o mais próximo do original foi escrito 1400 após, e mesmo assim não questionam a originalidade do pensamento do filósofo.
 
   Pois bem, há ainda os que dizem que a Bíblia foi modificada por "monges fanáticos". Vale lembrar que a imprensa escrita é recente na nossa história, que os livros eram manuscritos, e que existiam muitos deles espalhados pelo mundo, e pior muitos trancados nos mosteiros. Então, como algum monge ia conseguir tirar cada exemplar, modificar, colocar no lugar e sem ninguém perceber? Sendo que todos os manuscritos teriam que ser modificados de maneira uniforme, caso contrário iriam notar a fraude.
 
   E sem contar que esses manuscritos espalhados estavam em línguas diferentes, como grego, línguas siríacas, coptas e latinas! Assim, o monge fanático, além de saber todas essa línguas, sem errar a grafia, senão perceberiam o erro, teria que tirar o exemplar da Bíblia guardado, modificar, devolver e isso tudo sem ninguém perceber! Muita teoria da conspiração, não?!
 
  Chegamos ao ponto da tradução, se ao longo das várias traduções, as palavras se modificaram. As bíblias, mesmo que tenham expressões diferentes, estas são semelhantes, conduzindo ao mesmo entendimento. Então, não há uma perda substancial do conteúdo, experimente pegar Bíblias de tradutores diferentes e irá constatar que umas tem um linguajar mais robusto, outro mais fácil, mas falam a mesma coisa! Eu já fiz isso!
 
   Quanto a investigação científica, sinto informar, que a Bíblia é um documento histórico, e como tal não pode ser provado como um experimento científico, pois o objeto científico tem que ser observável, mensurável e a experiência repetível.
 
   E se no final de tudo isso, caro leitor, você continua achando que a Bíblia é uma farsa, que não foi escrita por homens inspirados por Deus, só me resta te dizer o seguinte:
 
"Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho. Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem" Hb 11:1-3
" De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galadoador dos que o buscam" Hb 11: 6
 
   Então, se mesmo com todos esses argumentos, você não acredita racionalmente que a Bíblia não foi alterada, então tenha fé!
 
   E é com muito temor que concluo esse texto, para que não me julguem querer convencê-los com os meus próprios argumentos, pois sei que não é possível! Pelo misericórdia de Deus, eu nunca duvidei da veracidade da Bíblia, por isso mesmo que sigo-a, mas tantas vezes me foi questionado que resolvi pesquisar para saber explicar sem ser apenas pela minha fé. E termino com um texto de Paulo em 1 Coríntios:
 
" porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado. E foi em fraqueza, temor e grande tremor que estive entre vós. A minha palavra e pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus" 1Co 2:2-5

Beatriz Lima 25/10/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário