quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Arrependei-vos

   Tudo bem, o post era pra amanhã, mas eu quis colocar logo hoje e amanhã ficará sem mesmo. Melhor assim, que eu já cumpro a minha obrigação antecipada e não me preocupo em ligar o computador antes de ir pra faculdade.

   Então, segue um textinho que escrevi já faz um tempo, acho que foi na mesma época que escrevi sobre santidade. Eu tava fazendo uns estudos aprofundados da palavra sobre alguns temas, e pra finalizar escrevia um texto pra sintetizar as idéias. É uma boa técnica! Mas NADA substitui a revelação, que só vem através da oração!


   Arrependimento, segundo o dicionário Aurélio, é insatisfação causada por violação de lei ou de conduta moral, e que resulta na livre aceitação do castigo e na disposição de evitar futuras violações. Dentro da Bíblia arrependimento também exprime uma mudança de idéias, que se manifesta numa mudança de vida e propósitos. Dessa maneira, não é a toa que em diversas passagens tanto Jesus quanto os Apóstolos chamam "ao arrependimento". (Ide, porém, e aprendei o que significa: misericórdia quero e não holocaustos; pois não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento. Mt 9.13)  
  

  Arrepender-se significa ter a noção exata que o caminho que se segue de independência de Deus não é o correto, e humildemente se curvar ao Pai. Mas o arrependimento não é fruto nosso :  "ou despreza a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus que te conduz ao arrependimento? Rm 2.4" Somente a bondade de Deus pra nos fazer enxergar o quanto necessitamos Dele.  Mas depois que decidimos viver dependente de Deus nunca mais nos arrependeremos? Infelizmente isso não é realidade, pois ainda estamos na carne e passíveis que cometer o mal que não queremos, e mais uma vez, pela bondade de Deus, somos chamados ao arrependimento. ( agora, me alegro não porque fostes constritados, mas porque fostes contristados para arrependimento; porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte. 2Co 7:9-10)

   Muitas vezes cometemos pecados e sabemos que são graves, que isso irá nos afastar de Deus, temos a consciência racional do erro, mas apenas o arrependimento é capaz de nos conduzir a salvação. E talvez esse arrependimento não seja automático, repito: vem pela bondade de Deus, certamente oração e jejum auxiliam. Precisamos compreender, não apenas de forma racional, mas ter revelação, que o pecado agride completamente a natureza de Deus e quando pecamos nos afastamos Dele e pior: negamos o sangue de Cristo na cruz. É como se dissessemos que o sangue de Cristo não vale nada, pois preferimos continuar a viver uma vida longe de Deus e cheia de pecados. ( Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, Ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento 2 Pe3.9)



  Assim, conclui-se que o arrependimento é a mudança de atitude anterior, sendo composto das seguintes "coisas" que devem acontecer na ordem para um arrependimento completo: 

1) convicção de pecado; ( acontece por conta da nossa própria consciência, pelo conhecimento da palavra de Deus e o Espírito Santo nos revela)  

2) contrição; =  Profunda tristeza acompanhada de arrependimento em conseqüência do quebrantamento da lei de Deus, ou seja, é um profundo sentimento de tristeza segundo Deus, e humilhação por causa do pecado) "Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus. Sl 51.17"  "Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos." Is 57.15    Se não houver contrição, não haverá arrependimento. "Ouve, SENHOR, a minha súplica, e cheguem a ti os meus clamores." Sl 102.1    Humilhação diante de Deus    "Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento " Mt 3.8 -> frutos de arrependimento: convicção, contrição, confissão e conversão    A contrição vai de quanto nós conhecemos a Deus, produz o imenso sentimento de vergonha.

 3) confissão, para que não haja mais condenação é necessário colocar na luz, e como Jesus prometeu, os nossos erros são jogados no mar do esquecimento; 
  
4) conversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário