quinta-feira, 27 de março de 2014

Relembrando a África

   A viagem que sem dúvida nenhuma mudou o rumo da minha vida, foi a que eu fiz para a África final de 2008 e início de 2009. Passei por Moçambique e África do Sul. E hoje particularmente falarei sobre a África do Sul, mas especificamente a Cidade do Cabo, ou Cape Town. Uma das cidades mais lindas que já conheci! Lembra um pouco o Rio de Janeiro, por conta das formações rochosas no meio da cidade, e da praia, mas não tem as típicas favelas cariocas no centro, não que não exista periferia na Cidade do Cabo, mas não fica tão visível aos turistas.

Cidade do Cabo vista da Robben Island, ilha onde Nelson Mandela ficou preso por 18 anos. A Table Moutain, cartão-postal da cidade, chama bastante atenção mesmo de longe.

   O turismo na Cidade do Cabo é bem diversificado e existe uma grande estrutura para os visitantes. Além do que a moeda da África do Sul é desvalorizada frente ao real, o que torna a viagem mais barata para nós brasileiros. Lembro que na época que fui era 1 real = 4 rands.

  Quando eu fui faltava bem pouco para a Copa do Mundo da África do Sul, vi vários estádios sendo construídos.

   Eu passei 5 dias na Cidade do Cabo e foi suficiente para fazermos tudo o que tínhamos planejado. O hotel tinha um preço muito bom, e ficava perto do Waterfront, que é um centro de entretenimento com restaurantes e shoppings que concentra bastante a vida noturna da cidade. Fomos lá várias vezes, inclusive passamos a virada do ano novo em um restaurante lá. O Waterfront era um antigo porto que virou um centro de lazer, mas de vez em quando ainda recebe navios. Lembro que enquanto estávamos passeando por lá levantaram uma ponte para um navio coreano atracar.

   Um dos passeios mais interessantes de se fazer é conhecer o Cape Point e o Cabo da Boa Esperança, que ficam no mesmo lugar. O Cabo da Boa Esperança é aquele que a gente ouvia nas aulas de história que os navios naufragavam ao tentar ir da Europa para a Índia, e se não me engano foi por tentar fugir desse perigo que Pedro Álvares Cabral se perdeu e veio parar no Brasil, se já não me falha a memória.

Cabo da Boa Esperança: o ponto mais sudoeste do continente africano.

Cabo da Boa Esperança

A caminho do Cabo da Boa Esperança cruzamos com uma família de avestruz correndo.

Na estrada para o Cabo da Boa Esperança um babuíno descansava tranquilamente. Mas tome cuidado! Eles são agressivos e roubam comida.

Na subida do Cape Point

Vista do Cape Point

   Do Cape Point dá para ver o encontro do Oceano Atlântico com o Oceano Índico. E justamente por conta dessa localização privilegiada que na Cidade do Cabo existe o Two Oceans Aquarium, que fica no Waterfront, com peixes e outras espécies de animais originários dos dois oceanos. É uma experiência espetacular! Ainda mais porque se pode chegar bem perto dos tubarões, através do vidro, é claro! Além disso tem um aquário que tem um tubo por baixo, e os peixes ficam passando em cima da sua cabeça. É lindo de ver!

Two Oceans Aquarium

   Outro lugar incrível é a Table Moutain, que é vista por toda a cidade e é possível subir nela através de bondinhos, no mesmo esquema do Pão de Açúcar, de lá se tem uma vista panorâmica da cidade:



Além disso tem uma vegetação incrivelmente linda lá em cima da montanha!



  Outro lugar encantador é Boulders Beach, que é a praia dos pinguins, onde os banhistas não podem entrar e eles andam despreocupados, inclusive no meio da gente na trilha. É impressionante de ver a quantidade de pinguins juntos!


Boulders Beach.

   Um pouco antes da Boulders Beach fomos na Gordon´s Bay, onde tem uma marina com muitos veleiros e catamarãs. Lembro que enquanto tirávamos fotos vimos um leão marinho no mar, que chegou bem perto de nós, quase dava para tocá-lo. 
Gordon´s Bay


   Um dos lugares mais badalados da Cidade do Cabo é a Camps Bay, a praia é lindíssima! Mas a água é extremamente fria! Só conseguimos molhar o pé! Os hotéis mais luxuosos ficam por lá, e tem restaurantes bem requintados também.

Camps Bay

Camps Bay

   Um lugar muito interessante que visitamos lá e que me tocou muito foi a Robben Island, que foi a ilha que Nelson Mandela ficou preso, e como outros presos, foi submetido ao trabalho forçado. Quem faz a visita guiada é um ex-presidiário, que explica como as coisas funcionavam lá, mostra as celas, a pedreira onde eles trabalhavam. Inclusive ele explicou que o tipo de pedra que era extraída nessa ilha reflete a luz solar em grande intensidade e por isso, Mandela, como outros presos, quase ficaram cegos. 
   A Robben Island fica em frente a Cidade do Cabo, e do Waterfront parte uma embarcação para lá. O clima da ilha não é muito agradável, a história parece ainda estar viva. Mas é importante que conheçamos para que atrocidades como essas não se repitam.

Robben Island

   Apesar de oficialmente extinto em 1992, o sistema de apartheind na África do Sul ainda não foi superado. Não é comum você por lá famílias formadas por negros e brancos, as pessoas andam em grupos bem definidos. Não há muitas misturas. Você vê famílias de negros, famílias de brancos, família de indianos e famílias de muçulmanos, e por sinal esses dois grupos são em grande número por lá, para a minha surpresa.

   Um outro passeio que fizemos lá que foi super divertido, foi a rota dos vinhos! A África do Sul é grande produtor de vinho, e de excelente qualidade! Fomos em algumas vinícolas, onde fizemos degustação de vinhos e chocolates. Não achei nenhuma foto minha aqui, mas vale muito a pena o passeio.

   Quem viaja para a Cidade do Cabo normalmente aproveita para fazer um safári, o que indico. Eu fiz o safári no Kruger Park perto de Johannesburg, mas existe um parque mais próximo da Cidade do Cabo. O safári é uma experiência única! E deve ser reservado um dia inteiro para desfrutar da companhia dos bichos no habitat natural deles. 

   Eu conheci bem pouco de Johannesburg, no lugar que ficamos as pessoas estavam com muito medo da violência, diziam que exista muitos ataques contra estrangeiros. Na cidade praticamente só conhecemos o Parque dos Leões. 

   Na Cidade do Cabo conhecemos um sul-africano que nos alertou em andar somente nos locais de turismo e sempre em grupo, pois fora desse perímetro era perigoso. Apesar desses alertas, não tivemos problemas, mas apenas boas e agradáveis lembranças dessa cidade encantadora!




Nenhum comentário:

Postar um comentário