quarta-feira, 26 de março de 2014

Iogurte grego caseiro

   Uma vez comi um iogurte na casa de uma americana que estava maravilhoso, nunca tinha experimentado daquele tão saboroso! Nunca mais esqueci daquele gosto e nem o reconheci em outros.        Até que no passado começou a ser comercializado aqui no Brasil um iogurte do tipo grego, então pude sentir o sabor parecido com aquele iogurte da minha lembrança.
   Eu fui consumidora fiel do grego, até que aprendi a fazer a receita caseira, que é muito melhor do que o industrializado! Além do que me livra do sabor maracujá e morango, que vinha junto com o natural, e eu era obrigada a comer, porque era o que sempre restava na minha geladeira.

   A receita é muito simples! Segue os ingredientes:
- 1 litro de leite;
- 1 pote de iogurte desnatado;
- 4 colheres de sopa de leite desnatado em pó.

MODO DE PREPARO:
   Ferva o leite, deixe esfriar até a temperatura ambiente. (Quando você conseguir colocar um pouco de leite na palma da mão e suportar a temperatura, é porque está bom.) Depois misture os outros ingredientes, abafe a panela com um pano e coloque dentro do microondas ou do forno DESLIGADO, apenas para ficar num lugar abafado até o dia seguinte, em torno de 8 horas. Passado o tempo, o iogurte estará consistente, só faltará tirar o excesso de soro para virar o iogurte grego. Pegue o escorredor de macarrão, cubra com um pano limpo e jogue o iogurte, colocando uma panela embaixo para escorrer o soro. Reserve na geladeira por 4 horas mais ou menos.
    E pronto! Seu iogurte grego estará delicioso! 
   A receita original ainda leva creme de leite e suco da fruta para adoçar. Mas creme de leite é muito gorduroso, e eu acho delicioso sem. Aqui em casa eu como com mel, ou com frutas, ou até mesmo geleia. Fica uma delicia! Eu faço com 2 litros de leite e acaba rapidinho! E olha que eu moro sozinha, viu?!
   Ah! Uma dica importante: se você quiser fazer 2 litros de uma vez, só precisa de 1 copo de iogurte mesmo, o iogurte se multiplica, não precisa colocar 2.
   Eu faço aqui em casa com leite sem lactose e fica uma delícia! Falando em lactose, ele e o glúten são os vilões da vez, mas isso é papo para outro post...

Um comentário:

  1. Bia, amei a receita! Vou fazer! ;)

    Deixa eu te fazer uma pergunta, você já foi na África, não foi? tenho uma vaga lembrança de algumas fotos. Então, você tem algum post com dicas de lá? tô procurando meu próximo destino de viagem, e lá sempre me chamou atenção. Mas queria opinião de alguém que já conhece!

    Se tiver um post, me fale!!

    Beijoo =***

    ResponderExcluir