terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Cupcakes

   As tão sonhadas férias chegaram, e frustrando as previsões de alguns, eu deixei o blog de lado. Talvez a falta de rotina e o tempo longe do computador sejam os responsáveis, ou então antes eu acordava e dormia, literalmente, na frente do computador e o blog era uma forma de fugir da monografia e OAB. Missões cumpridas, o computador ficou de lado e o blog também.
  Não irei prometer que todos os dias estarei aqui, afinal, as férias estão só começando e até março o que eu não quero é compromisso! Entre um mergulho e uma água de coco, trago novidades, combinado?!

 E como estava devendo às algumas amigas as receitas dos cupcakes que fiz pra algumas confraternizações, hoje tem cupcake, bebê!

Cupcake de chocolate amargo com merengue


Ingredientes:

. 3 1/2 xícaras de farinha de trigo
. 2 xícaras de açúcar
. 1/2 colher (chá) de fermento em pó
. 1 colher (chá) de sal
. 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
. 100 g de manteiga
. 1/2 xícara de água
. 2 ovos grandes
. 3/4 de xícara de leite
. 1 colher (chá) de essência de baunilha
. 100 g de chocolate amargo, picado, com 60% de cacau 
Merengue:. 3 claras de ovo grande 
. 1 1/2 xícara de açúcar
. 1 colher (chá) de casca ralada de limão
. 1 colher (sopa) de suco de limão



Modo de preparo:

Na batedeira, bata em velocidade baixa todos os ingredientes da massa por 30 segundos. Com uma espátula, limpe as laterais da tigela e bata por mais três minutos ou até obter uma massa homogênea. Encaixe 30 forminhas de papel de 7 cm de diâmetro em um molde com cavidades, próprio para muffins. Preencha-as com a massa até atingir metade da altura. Leve ao forno moderado (180ºC), preaquecido, por 30 minutos ou até que, ao espetar um palito na massa, ele saia limpo. Retire do molde e deixe esfriar sobre uma grade.
Merengue: Em um pote refratário, apoiado em uma panela com um pouco de água, leve ao fogo as claras e o açúcar, mexendo sempre, até dissolver o açúcar. Transfira a mistura para a batedeira e bata até obter picos firmes. Junte a casca e o suco de limão. Coloque em um saco de confeitar com bico pitanga e decore os bolinhos. Com um maçarico, queime ligeiramente o merengue.

Cupcake de café com chantilly

Ingredientes

2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
3 colheres (sopa) de café solúvel
1/2 xícara de água fervente
1/4 de xícara de leite
100 g de manteiga
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de açúcar mascavo
2 ovos grandes
Grãos de café torrados para decorar
Para o chantilly
1 xícara de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro
1 colher (sopa) de uísque

Modo de preparo

Em uma tigela, junte a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Em outra tigela, misture o café com a água fervente, deixe esfriar e acrescente o leite. Na batedeira, bata a manteiga com os dois tipos de açúcar até obter um creme leve. Adicione um ovo de cada vez, batendo sempre após cada adição. Junte a mistura de farinha aos poucos, alternando com a mistura de leite. Encaixe 17 forminhas de papel de 7 cm de diâmetro em um molde com cavidades, próprio para muffins. Preencha-as com a massa até atingir metade da altura. Leve ao forno moderado (180 ºC), preaquecido, por 30 minutos ou até que, ao espetar um palito na massa, ele saia limpo. Retire dos moldes e deixe esfriar.

Prepare o chantilly

Na batedeira, bata o creme de leite com o açúcar até ob ter picos firmes. Junte o uísque. Coloque em um saco de confeitar com bico pitanga e cubra os bolinhos. Polvilhe com o pó de café restante e sirva os decorados com os grãos torrados.


   Confesso que nunca consegui fazer esse chantilly, tentei duas vezes e não deu o ponto, o jeito foi comprar um chantilly pronto.
   Essas receitas eu peguei numa revista Claudia, e acabei achando aqui na internet as fotos da matéria.
  O cupcake é uma excelente opção para as confraternizações de Natal e a receita sai barata.

beijocas!

Um comentário: