segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Turista na própria cidade

   É impressionante como os turistas conhecem melhor a nossa cidade que nós mesmos. Na nossa rotina passamos pelos pontos turísticos e nem reparamos a beleza tão fotografada por pessoas que vem de várias partes do mundo especialmente para conhecer a nossa cidade.

  Já que umas amigas minhas estão vindo em janeiro aqui para Salvador, vou aproveitar para conhecer o que ainda não tive oportunidade. E como já estou em clima de férias (só falta apresentar a monografia amanhã), pesquisei fotos e informações de lugares desconhecidos pra mim, mas frequentado por muitos, baianos ou não.

  Vamos começar pela comida! O restaurante Boca de Galinha, fica em Plataforma, mais especificamente na Rua da Estação, nº 58A, e tem a moqueca de camarão mais famosa da cidade, que já apareceu até no Mais Você, com direito a "solta os cachorros" da Ana Maria Braga.


  O local parece ser bem simples, mas dizem que o tempero e a vista do local superam qualquer restaurante requintado.

   Uma boa forma de chegar até o Boca de Galinha é pegar o trem do subúrbio ferroviário, dizem que tem  uma paisagem linda e se você não for em horários de pico, provavelmente não pega o trem cheio. O trem sai da estação da Calçada, a parada é Plataforma. O Boca de Galinha fica a 200 metros da estação, basta se informar como chegar.



  O Boca de Galinha funciona das 11h30 às 22h00, mas só abre de sexta a domingo. O preço é camarada e os pratos bem servidos. Olha só essa casquinha de siri:


   Uma outra opção aqui em Salvador, na mesma combinação vista linda + comida boa, que torna o passeio sempre inesquecível é o Santeria Hostel Bar. Eu tenho uma amiga que sempre fala de lá, mas ainda não conheço, apesar de ficar bem perto da minha casa.




O bar funciona de terça à sábado das 17h30 às 23h00, e o Santeria Hostel fica na Ladeira da Barra, nº 2914.

    Na pegada cultural a exposição de Rodin é uma excelente opção. Várias obras do renomado artista francês estão expostas no Palacete das Artes, aberto ao público de terça à domingo das 10h00 às 18h00. A exposição fica aqui em Salvador até outubro de 2012 e faz parte do programa de intercâmbio cultural da Bahia com a França.


"O beijo" uma das obras mais famosas de Rodin.


Área externa do Palacete das Artes, que é uma atração à parte à exposição.




A réplica do "O pensador" também está exposta.

   E em uma cidade com tantas belezas naturais  coroadas por construções históricas, certamente haveria de ter um forte pouco explorado por mim.  Justamente o Forte de Mont Serrat, que fica na ponta da Humaitá, que foi construído entre os séculos XVI e XVII, e que tem uma vista panorâmica da Baía de Todos os Santos.  Por sinal, foi do mar que vi o Forte pela primeira vez, em um passeio de barco com o meu pai e agora já é a hora de conhecê-lo de perto.



Boas férias e passeios turísticos para todos!

beijocas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário