quinta-feira, 3 de abril de 2014

Sucos coloridos e nutritivos

    Eu demorei para aderir a moda do suco verde, confesso que depois de ler uma reportagem da Revista Veja (para vocês verem o impacto que uma reportagem pode fazer na vida de uma pessoa), eu provei e inseri na minha rotina. No meu caso o suco verde passou a ser o meu aliado antes de ir para academia, já que me exercito quase na hora do almoço, e o suco dribla a fome.

    Normalmente eu uso 2 folhas de couve, um pedaço de melão, gengibre, hortelã e suco de laranja. Bato tudo e tomo sem coar! Fica bem gostoso! E é importante não coar, por causa das fibras.

Vou colocar os ingredientes que são usados e suas propriedades: *

FOLHAS VERDE-ESCURAS: agrião, couve, espinafre, salsão e rúcula. Essas folhas são ricas em cálcio, ferro, magnésio, vitaminas C, A, K e ácido fólico. Benefícios: previnem a anemia, protegem os ossos e têm ação antioxidante.

ERVAS: hortelã, salsinha, erva-doce e capim-limão. Essas ervas têm vitaminas A e C, ácido fólico, magnésio e ferro. Benefícios: têm ação antioxidante, anti-inflamatória, digestiva e diurética.

LEGUMES: pepino, chuchu e abóbora. Esses legumes têm água, fibras e potássio. Benefícios: têm ação diurética e causam sensação de saciedade.

RAÍZES: beterraba, cenoura e gengibre. Essas raízes são ricas em betacaroteno, carboidratos de e no caso do gengibre, de gingerol. Benefícios: acelera o metabolismo (gengibre), causam sensação de saciedade, têm ação antioxidante e são fonte de energia.

BROTOS e SEMENTES GERMINADAS: alfafa e broto de feijão. Possuem ferro, vitamina A, C, E e do complexo B. Benefícios: ajudam na digestão e na absorção de nutrientes.

SEMENTES: linhaça, chia, girassol e gergelim. Possuem ômega-3, ômega-6, fibras, cálcio, magnésio, potássio e vitaminas E e do complexo B. Benefícios: causam sensação de saciedade, têm ação antioxidante, ajudam no funcionamento do intestino e reduzem os triglicérides e o colesterol.

FRUTAS: limão, damasco, maçã, amora, melão, melancia, abacaxi e uva. Essas frutas são fontes de fibras, vitaminas C e do complexo B, potássio e flavanoides. Benefícios: ajudam no funcionamento do intestino, causam a sensação de saciedade e têm ação antioxidantes.

* Texto extraído na Revista Veja, edição 2357 - ano 47, nº 4, de 22 de janeiro de 2014.

    Além do suco verde, eu descobri um suco vermelho feito com melancia que é delicioso! Além de ser muito refrescante!


INGREDIENTES:
 - 1/2 fatia de melancia;
- 1/2 colher (sopa) de lascas de gengibre;
- gelo a gosto;
- 1 copo (200 ml) de água com gás;
- folhas de hortelã;
- adoçante a gosto se quiser

MODO DE PREPARO:
Num copo, macere a melancia com as lascas de gengibre e o adoçante. Acrescente o gelo e a água e decore com hortelã.

    Esse suco é chamado de MELANCIA DETOX, pois a melancia tem o poder de eliminar as toxinas e os líquidos, já que a fruta é riquíssima em água. Essa delícia ainda concentra boas doses de betacaroteno, que turbina a barreira de proteção da pele contra os raios UV. O reforço na beleza é dado pelo gengibre, que tem ação termogênica e acelera o metabolismo, como tido acima.

   O suco de melancia é uma delícia nesse calor de Salvador!




Nenhum comentário:

Postar um comentário